segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Ele está de volta- Timur Vermes

Ola amores e amoras

Li um livro adorável e estou dividindo com vocês!
Aproveitando meu dia de pé esquerdo pra cima para colocar minhas pendencias em dia: ler, ver vídeos, ouvir música clássica e dar uma relaxada. (Não se preocupem não torci de novo o tornozelo, apenas alergia braba a picadas de inseto. Calcanhar inchou muito!)

Comecei a ler esse livro no início das férias e quando cheguei em Petrópolis desanimei de ler e terminei só quando voltei a minha casa.


Avaliação pra esse livro: 5 estrelas! Adorei! Criativo! Vermes conduz através de uma leitura rica de conceitos históricos e tiques de Hitler para uma construção de conceito de crítica ao nosso vício as tecnologias e como somos facilmente manipuláveis pelas redes sociais.

Vamos a história: (atenção é spoiler) o Führer Hitler aparece em Berlim em 2011 exatamente como "desapareceu" (ou suicidou-se como preferirem) totalmente perdido em um novo tempo histórico onde os jovens "são obrigados" a usar fones de ouvidos para não ouvir o que os intelectuais estão dizendo, as mulheres recolhem coco de cachorro nas ruas e o mundo é vidrado nas televisões.
Hitler é colocado para fazer humor num programa de auditório de tarde e é surpreendido pela fama instantânea e admiração dos jovens: o Hitler louco do Youtube começa a bombar um canal e faz tanto sucesso que conquista seu próprio programa. Mas como todos que ganham amigos e admiradores os nazistas mantem seus eternos infiéis e estudiosos de história, então quase no final do livro ele leva uma surra de soco inglês daquelas e termina no hospital. Mas não se assustem ele continua vivo e com ideias para um novo programa e ainda alerta: que vai obrigar todos da raça inferior a ter um celular bem completo, pois ai as pessoas ficam olhando o celular, esquecem da vida e são atropelados. Controle simples de população!

Grande problema com esse livro: descobri que sou parecida com Hitler: não sei dirigir!

Um grande ponto do livro: amei o discurso que Hitler faz sobre o vegetarianismo. Ainda não consigo viver 100% sem carne e também não pretendo isso. Adoro, uns bifinhos (principalmente a milanesa). Mas tenho reduzido significativamente meu consumo de carne: almocinho só salada com muitos vegetais, legumes e frutas (mentira coloco croutons, mas bem pouco e admito: sou viciada em carboidrato) mas me sinto bem melhor com minhas deliciosas e saudáveis saladinhas! Obrigada Camila pelo incentivo!

Enquanto lia o livro ficava me perguntando: o que aconteceria se Joana D'ark aparecesse em nosso tempo, ou minha diva faraó Hatshepsut imaginem como elas iam lidar com a questão do feminino nos tempos atuais.
Dei umas piradas boas!!!

Indico pra quem quiser ler e coloco o meu a disposição de empréstimos!
Beijinhos amoras e amores!
Céci


Nenhum comentário: